Pular para o conteúdo

Câmara inclui deep nudes em projeto que combate vazamento de conteúdo sexual

Projeto de lei aprovado pela Câmara segue para análise do Senado

Câmara inclui deep nudes em projeto que combate vazamento de conteúdo sexual

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (7.dez.2023) um projeto de lei que aumenta a pena para quem registrar ou vazar conteúdo sexual não autorizado (também conhecido como revenge porn), e incluiu nos crimes de exposição o uso de inteligência artificial para a produção não consensual de imagens (as chamadas deep nudes).

O texto, que também penaliza o uso de IA para a produção de conteúdo sexual que retrate crianças e adolescentes, segue agora para o Senado.

Investigação de fev.2023 do Núcleo mostrou como usuários tem utilizado novos modelos de inteligência artificial para simular nudez de mulheres.

Inteligência artificial é usada para criar nudes falsos de mulheres
Deep fakes são frequentemente ilegais e podem ser usadas para expor, constranger e assediar mulheres, as quais não deram consentimento para exploração de suas imagens

QUEM FEZ? Uma proposta para aumentar a pena do crime de divulgação sem consentimento de vídeos ou fotografias relativos à intimidade da mulher tramitava desde 2018 no parlamento, apresentada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

ATUALIZAÇÃO. No início de dez.2023, no entanto, o projeto agregou outras propostas mais recentes de Kokay a respeito da criminalização de deep nudes e recebeu parecer favorável da relatora, a deputada Luisa Canziani (PSD-PR);

O projeto de lei então foi a plenário, com aprovação unânime. Agora cabe análise do Senado antes do encaminhamento à sanção presidencial.

PUNIÇÃO MAIOR. Os aumentos de pena previstos são:

Por Pedro Nakamura
Edição Sérgio Spagnuolo
Pedro Nakamura

Pedro Nakamura

Repórter do Núcleo. Já escreveu para Estadão, Intercept Brasil, Matinal, Veja Saúde e Zero Hora. Interessado em jornalismo investigativo com foco em ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Pedro Nakamura

Ver tudo