Pular para o conteúdo

Twitch libera “nudez artística”

Plataforma liberou conteúdo sexual não-explícito, desde que rotulado e classificado de acordo

Twitch libera “nudez artística”

A Twitch agora permite que os streamers façam transmissões com “nudez artística” sem sofrer punições. Essa mudança veio dias após uma streamer e modelo do OnlyFans se tornar viral no Twitter/X, por fazer streams eróticos ao vivo, mas sem mostrar explicitamente o corpo.

Anteriormente, os streamers eram proibidos de destacar partes sugestivas do corpo mesmo que sob roupas. Também era proibido conteúdo sexual ficcionalizado, escrita em áreas específicas do corpo e danças eróticas. Agora, essas práticas estão permitidas, desde que rotuladas e classificadas de acordo.

Com a classificação, os usuários devem consentir antes de assistir, e a atualização da política agora impede que transmissões rotuladas com temas sexuais apareçam na página inicial da Twitch.

RELEVÂNCIA. Muitos streamers, especialmente mulheres, expressavam insatisfação em relação à política de conteúdo sexual da Twitch, considerando-a extremamente punitiva e confusa.

Dois dias antes da alteração na política, a Twitch baniu uma modelo do OnlyFans por transmitir vídeos fazendo topless. Embora os vídeos da streamer tenham sido criados para sugerir nudez, eles nunca violaram explicitamente as políticas de conteúdo sexual da plataforma.

As políticas de Conteúdo Sexualmente Sugestivo e Conteúdo Sexualmente Explícito agora foram unificadas em uma única diretriz para conteúdo sexual. No passado, essas diretrizes eram separadas, o que, segundo a empresa, gerava confusão mesmo.

Em um post no blog de comunidade, Angela Hession, diretora de confiança do cliente da Twitch, escreveu que a plataforma “recebeu feedback consistente de streamers de que nossas políticas atuais sobre conteúdo sexual são confusas e que pode ser difícil saber como seu conteúdo será interpretado com base nessas políticas”.

“Os streamers acharam difícil determinar o que era proibido e o que era permitido e, muitas vezes, avaliar se um fluxo violava ou não essa parte da política era subjetivo”, explicou.

Via Twitch (em inglês)

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo