Pular para o conteúdo

Governo altera endereço de página de transparência de gastos da Secom

Página de transparência da SECOM, que detalha gastos de publicidade estatal, estava funcionando até pelo menos sexta-feira (15.dez.2023) em outro endereço

Governo altera endereço de página de transparência de gastos da Secom

A página oficial de transparência de gastos da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), principal órgão de comunicação do governo, teve seu endereço oficial alterado.

[TEXTO CORRIGIDO ÀS 16h18] Uma primeira versão desta nota dizia que a página havia "sumido". Em nota por email, a SECOM informou que o endereço foi alterado para https://gestaosecom.presidencia.gov.br/gestaosecom/liquidacao/pagamento/ordem-cronologica/.

No entanto, o novo endereço não ainda constava na página de dados abertos do governo até às 16h18 desta segunda-feira, e até o fim da semana passada o endereço antigo estava no ar.

TRANSPARÊNCIA. A SECOM possui uma página em seu site na qual detalha todos os gastos de publicidade, de impulsionamento em redes sociais e de comunicação geral do governo, inclusive aqueles indiretos (ou seja, contratados por agências externas).

O Núcleo reparou, nesta segunda-feira (18.dez.2023) que a página agora encontra-se indisponível no endereço comunicado via LAI e no site da SECOM.

LINK ORIGINAL. A URL https://gestaosecom.mcom.gov.br/gestaosecom/liquidacao/pagamento/ordem-cronologica/ é o link oficial que a SECOM enviou a dois pedidos do Núcleo via Lei de Acesso à Informação (LAI), um em set.2023 e outro em dez.2023, em busca de gastos de publicidade do governo.

É também o endereço oficial mostrado na página do Departamento de Mídia e Patrocínios da Secom e a referência principal na entrada "Cronologia de pagamentos SECOM" no portal Dados Abertos.

Consultamos essa página na sexta-feira (15.dez.2023), e ela estava disponível para consulta pública aberta, sem necessidade de login.

Colaboração Pedro Nakamura
Edição Alexandre Orrico

Texto atualizado às 16h18 de 18.dez.2023 para incluir informações da SECOM.

Texto atualizado às 16h13 de 18.dez.2023 para incluir informações sobre requerimento da deputada Julia Zanatta.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos
Tags: Jogo Rápido

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo