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Sob Lula, SECOM aumenta em 40% gastos com anúncios na internet em 2023

Aumento foi impulsionado por um avanço de quase 5 vezes nos gastos com TikTok no ano

Sob Lula, SECOM aumenta em 40% gastos com anúncios na internet em 2023

Os gastos do governo Luiz Inácio Lula da Silva com anúncios na internet em 2023 foram 40% superiores em relação a 2022, totalizando R$45,5 milhões, impulsionados por um volume quase 5 vezes maior com publicidade no TikTok.

O Núcleo analisou os gastos com publicidade online disponibilizados pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM).

Em 2022, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro havia gasto R$32 milhões, em valores atualizados pela inflação (IPCA). Os gastos com publicidade na internet do presidente Lula neste primeiro ano de governo também foram maiores do que qualquer um dos anos da administração de Bolsonaro.

As principais plataformas digitais (Meta, Google, TikTok, X/Twitter, Kwai e LinkedIn e Yahoo) responderam por metade do total gasto em publicidade na internet pela SECOM, somando R$ 22,6 milhões em 2023.

Os anúncios foram efetivados por agências de comunicação terceizadas, principalmente CALIA/Y2 e Artplan (mas também Propeg, PPR, Leo Burnett, NOVA S/B e Agência Nacional de Propaganda)

COMO FIZEMOS ISSO

O Núcleo analisou dados com sob a categoria de "Publicidade" e a rubrica de "Internet" disponibilizados pela SECOM, ligada à Presidência da República. Os dados podem ser encontrados neste link.

Análise Sérgio Spagnuolo
Edição Alexandre Orrico
Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

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