Pular para o conteúdo

Microsoft atualiza políticas de IA após deepnudes virais da Taylor Swift

Um post feito no X/Twitter com as imagens alcançou mais de 47 milhões de visualizações.

Microsoft atualiza políticas de IA após deepnudes virais da Taylor Swift

Imagens pornográficas falsas geradas por inteligência artificial da cantora Taylor Swift viralizaram nas redes sociais na semana passada. A Microsoft corrigiu hoje uma “vulnerabilidade” no Copilot, o assistente virtual do Bing, que permitia a criação desse tipo de imagem.

NO TWITTER. Um post feito no X/Twitter com os deepnudes alcançou 47 milhões de visualizações. O Twitter/X bloqueou a pesquisa pelo nome da cantora e removeu vários posts com deepnudes não consensuais. As imagens estão atualmente circulando no 4chan e no Telegram.

Em comunicado, o X disse que tinha uma política de tolerância zero em relação ao conteúdo. A rede perdeu a maioria de seus moderadores desde que Elon Musk comprou a empresa em 2022 e agora depende de terceirizados, conforme um documento de transparência entregue à Comissão da União Europeia.

MODELOS. A Microsoft introduziu novas políticas no Designer, sua ferramenta de geração de imagens, após descobrir que ela foi utilizada para criar deepnudes de Taylor Swift e de outras celebridades. Proibições técnicas internas já existiam mas os usuários conseguiram contornar as restrições.

CASA BRANCA. A assessora da Presidência dos Estados Unidos comentou sobre o assunto na sexta-feira (26.jan) e disse que deveria “haver legislação do Congresso para enfrentar a questão das imagens criadas com inteligência artificial e o uso indevido dessa tecnologia”.

RESPONSABILIDADE. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou em uma entrevista que a empresa precisa “agir rápido” para combater a criação de deepnudes.

“Volto ao que acho que é nossa responsabilidade, que são todas as barreiras que precisamos colocar em torno da tecnologia para que haja conteúdo mais seguro que está sendo produzido”, disse ele.

Via 404media, NBC News e New York Times (todos em inglês)

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo