Pular para o conteúdo

Processo para decidir se Google abusa de jornais é prorrogado

Cade prorrogou de novo inquérito que, desde 2019, apura se "raspagem de conteúdo" feita pelo Google faz usuários deixarem de ler notícias em sites jornalísticos

Processo para decidir se Google abusa de jornais é prorrogado

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu prorrogar um inquérito que investiga há mais de quatro anos se o Google usa ou não conteúdos de jornais para multiplicar cliques e o uso de suas plataformas, enquanto reduz o tráfego para esses mesmos sites jornalísticos.

O órgão desconsiderou um pedido de arquivamento feito pela plataforma e preferiu, na tarde de 31.jan.2024, prorrogar mais uma vez a apuração, que tramita desde dezembro de 2019. A reclamação que originou o processo partiu da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

⚖️
O que é o Cade?
É a autarquia responsável por regular a concorrência empresarial no país, evitando que empresas formem monopólios e cartéis ou adotem práticas injustas que prejudiquem competidores em um mercado.

RASPAGEM IRREGULAR. No inquérito, o Cade apura se a "raspagem" (ou seja, o processo de criar métodos e automações para puxar informações) de sites jornalísticos feita pelo Google para a exibição de snippets noticiosos nos resultados de suas buscas criaria "um atrativo para que os consumidores não mais precisassem acessar o site concorrente (jornais) para ter acesso àquele conteúdo”.

Exemplo de snippets de notícias exibidos pelo Google. Imagem: Reprodução

SEM CONDUTA ANTICOMPETITIVA. Em sua defesa, o Google argumenta que jornais não dependem dele para acessos, que a plataforma não é uma "infraestrutura essencial" ao jornalismo e que, na verdade, no lugar de desviar o tráfego de usuários, a plataforma gera mais tráfego para esses sites.

"Não há como considerar o Google um gatekeeper ou um insumo essencial para os veículos de notícias", disseram ao Cade os advogados da plataforma.

Por Pedro Nakamura
Edição Sérgio Spagnuolo
Pedro Nakamura

Pedro Nakamura

Repórter do Núcleo. Já escreveu para Estadão, Intercept Brasil, Matinal, Veja Saúde e Zero Hora. Interessado em jornalismo investigativo com foco em ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Pedro Nakamura

Ver tudo