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Projeto de lei propõe restringir uso de IA na publicidade

O senador que propôs a alteração no Código do Consumidor destacou que sites e redes sociais seguem lucrando com propagandas enganosas geradas por IA.

Projeto de lei propõe restringir uso de IA na publicidade

Chegou um novo projeto de lei no Senado Federal que propõe alterar o Código de Defesa do Consumidor e regulamentar o uso de ferramentas de inteligência artificial no setor de publicidade, com a intenção de coibir a publicidade enganosa. A autoria é do Senador Chico Rodrigues (PSB/RR).

RESUMÃO. O projeto sugere proibir qualquer publicidade que manipule imagem ou voz com inteligência artificial sem consentimento expresso e informação clara ao consumidor.

Conforme o texto inicial, publicidades identificadas como enganosas terão que ter a divulgação interrompida por meios de comunicação em até três dias úteis, sob pena de responsabilidade legal.

Na justificativa para o projeto, Rodrigues afirma que um dos motivos para o estabelecimento do conceito de publicidade enganosa é o fato de redes e sites lucrarem com essas propagandas falsas.

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LEMBRE-SE. O Brasil ainda não possui uma regulação geral para a IA. Desde ago.23, o Senado conta com uma Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA), cuja atuação foi prorrogada até mai.24, com a função de formular um marco legal para essa tecnologia.

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

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