Pular para o conteúdo

Google anuncia mudanças para combater spam nos resultados do seu buscador

Conteúdo em escala industrial gerado por IA e uso de domínios espirados entraram na mira da empresa.

Google anuncia mudanças para combater spam nos resultados do seu buscador

O Google anunciou mudanças no algoritmo do seu buscador para reduzir a quantidade de resultados de baixa qualidade.

O QUE HOUVE? Segundo a empresa, as mudanças anunciadas nesta terça (5.mar) focam em melhorar a qualidade dos resultados e em novas e melhoradas políticas antispam.

A primeira parte consiste em reduzir a relevância de sites que publicam em escala industrial conteúdo “criado para motores de busca em vez de pessoas”.

Não é algo novo, apenas um reforço de uma política que, diz o Google, começou em 2022 com o intuito de “reduzir conteúdo não original e inútil” nos resultados.

Isso inclui, segundo o Google, “sites criados principalmente para atender a consultas de busca muito específicas”.

ANTISPAM. O esforço contra resultados de spam é mais abrangente, e parece uma resposta a episódios recentes divulgados pela imprensa:

DETALHE. O segundo tópico, abuso da reputação de sites, deve atingir em cheio casas de apostas esportivas e cassinos online que assediam proprietários de sites a veicularem posts patrocinados sem sinalização por alguns trocados.

O Google só publicará essa mudança em 5.mai.2024, para dar tempo aos proprietários de sites se adequarem.

Se tudo isso vai, de fato, melhorar os resultados do Google, só o tempo dirá.

Via Google (em inglês).

Rodrigo Ghedin

Rodrigo Ghedin

Comunicólogo e jornalista. Fundador e editor do Manual do Usuário, um blog sobre os impactos da tecnologia no nosso comportamento. Interesso-me por por tudo que nos faz humanos. Freelancer no Núcleo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Rodrigo Ghedin

Ver tudo