Pular para o conteúdo

Google anuncia pacotão de mudanças para cumprir lei europeia

O Digital Markets Act (DMA) é uma lei contra práticas anticompetitivas. Além do Google, foram classificadas como “gatekeepers” a Amazon, Apple, Meta, Microsoft e ByteDance.

Google anuncia pacotão de mudanças para cumprir lei europeia

O Google anunciou uma série de mudanças para se adequar ao Digital Markets Act (DMA), lei contra práticas anticompetitivas na União Europeia. As big techs tiveram algunas meses para se adaptar às novas regulamentações, que entraram em vigor em maio de 2023.

RESUMÃO. As mudanças — que só valem para usuários que estão no Espaço Econômico Europeu — são:

OK, POR QUÊ? Com o DMA, empresas consideradas como “gatekeepers” — aquelas com posição dominante no mercado europeu — agora devem cumprir uma série de critérios para se ajustar às legislações da UE.

Além do Google, foram classificadas como “gatekeepers” a Amazon, Apple, Meta, Microsoft e ByteDance, dona do TikTok.

Como as Big Techs estão se ajustando às novas leis europeias sobre tecnologia
A UE estima a necessidade de cerca de 230 funcionários para aplicar as leis de conteúdo online e concorrência, uma fração das equipes jurídicas de grandes empresas de tecnologia.

Pouco tempo atrás, o Google e empresas de telecomunicações europeias pediram que a Comissão Europeia classifique o iMessage como um serviço “essencial”, o que obrigaria a Apple a tornar o aplicativo interoperável com concorrentes.

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo