Pular para o conteúdo

Facebook está usando IA para recomendar vídeos mais viciantes

Primeiros resultados mostraram um aumento de 8–10% no tempo gasto com Reels no Facebook.

Facebook está usando IA para recomendar vídeos mais viciantes

A Meta está unificando o algoritmo de recomendação de vídeos do Facebook usando inteligência artificial. Objetivo? Deixá-los mais viciantes.

O QUE HOUVE? A informação foi dada por Tom Alison, executivo à frente do Facebook, em um evento em San Francisco.

Com a ajuda de GPUs da Nvidia para treinar inteligência artificial, a Meta está unificando os modelos de recomendação de vídeos.

Hoje, eles atuam de forma separada — um para Reels, outro para grupos, outro para vídeos no feed do Facebook.

RESULTADOS. Nos primeiros testes, iniciados em 2023, a Meta detectou um aumento de 8–10% no tempo gasto em Reels no aplicativo do Facebook.

Segundo Tom, esse resultado comprovou que o novo modelo “aprende a partir dos dados com muito mais eficiência que a geração anterior”.

CRONOGRAMA. A troca de modelos de recomendação criados em chips comuns para os de inteligência artificial deve se estender por três fases até 2026.

Na terceira fase, a Meta tentará expandir o novo sistema a vários produtos, integrando-os em um único modelo de recomendação.

Tom exemplificou as vantagens disso:

Se você vir algo que gosta no Reels e depois voltar para o feed, podemos mostrar mais conteúdo semelhante.

O QUE MAIS? Ainda de acordo com o executivo, a Meta também está testando o uso de uma ferramenta de conversas dentro dos grupos no Facebook.

Via CNBC (em inglês).

Rodrigo Ghedin

Rodrigo Ghedin

Comunicólogo e jornalista. Fundador e editor do Manual do Usuário, um blog sobre os impactos da tecnologia no nosso comportamento. Interesso-me por por tudo que nos faz humanos. Freelancer no Núcleo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Rodrigo Ghedin

Ver tudo