Pular para o conteúdo

Instagram vai censurar nudez na DM

O Instagram não vai notificar pais quando seus filhos menores de idade enviarem ou receberem conteúdo envolvendo nudez.

Instagram vai censurar nudez na DM

O Instagram começará a desfocar e censurar imagens de nudez em mensagens diretas, como parte de uma iniciativa para proteger crianças e adolescentes de abusos e exploração sexual.

Entenda como vai funcionar:

O Instagram está envolvido em uma série de escândalos e denúncias sobre perfis que exibem conteúdo de exploração sexual infantil e não são moderados Meta.

COMO? A detecção de conteúdo de nudez será realizada por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial. A empresa assegurou que não terá acesso às imagens, a menos que sejam reportadas por alguém envolvido na conversa.

QUANDO? Esse novo recurso entrará em fase de testes próximas semanas, com um lançamento global previsto para os próximos meses, segundo o Wall Street Journal.

POR QUÊ? “Este recurso é projetado não só para prevenir que as pessoas vejam nudez indesejada em suas DMs, mas também para protegê-las de golpistas que podem usar imagens de nudez para coagir o envio de imagens em retorno”, explicou a Meta.

Instagram ignorou perfil que sexualiza crianças com 48 mil seguidores
Instagram ignorou por meses página de conteúdo sexualmente sugestivo de menores de idade com 48 mil seguidores, apesar de denúncias

CONCORRENTES. Há alguns anos, a Apple introduziu um recurso semelhante chamado Segurança de Comunicação para mensagens SMS. Essa proteção, aplicável ao Mensagens e a outros aplicativos da empresa, agora é ativada por padrão.

Pais podem gerenciar a Segurança de Comunicação nos dispositivos dos filhos através do Compartilhamento Familiar. Mas devido a preocupações com a privacidade, a Apple optou por não notificar os pais caso menores de 13 anos visualizem ou enviem conteúdo considerado impróprio.

AOS PAIS. O Instagram também não notificará os pais nesse caso, o que pode suscitar questionamentos sobre a efetividade da ferramenta no combate a problemas como a exploração sexual infantil.

Facebook e Instagram ainda abrigam grupos de exploração sexual infantil
Investigação do Wall Street Journal mostra que o sistema de recomendação da Meta ainda facilita a conexão de criminosos que consomem material de abuso infantil, usando recursos como “Grupos que você deve participar” no Facebook e preenchimento automático de hashtags no Instagram.

Via Wall Street Journal (em inglês)

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo