A única pessoa que achou boa ideia trocar o nome Twitter para X, Elon Musk, aprontou de novo.
Na terça (9.abr), o app para iOS do X estava alterando a exibição de links postados por usuários que incluíam twitter.com para x.com.
QUAL O PROBLEMA? Hoje é algo quase inofensivo. Amanhã… quem sabe?
O pior, porém, é que a implementação da troca de domínios foi feita de tal modo que atingia mesmo domínios que não sejam o do Twitter.
A princípio, o termo twitter.com era alterado em qualquer lugar de uma URL, o que abria margem para tentativas de golpes.
O Mashable explica:
Digamos que alguém possua o domínioNetfliTwitter.com. Por que eles seriam donos desse nome de domínio? Porque se o X está mudando automaticamente qualquer coisa que incluatwitter.comparax.com, isso significa que postarNetfliTwitter.comno X o faria aparecer nas postagens comonetflix.com, o popular serviço de streaming. E se um usuário clicasse no texto vinculadoNetflix.comque aparece nessa postagem, isso o levaria ao siteNetfliTwitter.com. Porque embora o X esteja alterando o texto que o usuário escreveu, a URL linkada permanece a mesma que o usuário postou.
O usuário @yuyu0127_ registrou o domínio usado no exemplo para evitar usos maliciosos.
No início da tarde desta quinta (11.abr), a URL netflitwitter.com já aparecia corretamente no X, indício de que a implementação foi corrigida.
Links para o twitter.com, porém, continuam sendo substituídos por x.com no iOS.
Via Mashable (em inglês).