Pular para o conteúdo

Instituto que planeja monitoramento de redes do governo também assessora a Abin

Enquanto apoia ministérios em projetos para monitorar redes, Ibict também desenvolve estudos para a Abin

Instituto que planeja monitoramento de redes do governo também assessora a Abin

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), responsável por coordenar os projetos de monitoramento de redes contratados pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Justiça, também assessora a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desde nov.2023.

O QUE É? Hoje, o Ibict desenvolve "um vocabulário controlado sobre informação de inteligência registrado em sistema informatizado, para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin)", segundo o plano de trabalho do projeto.

🕵️
O que é "vocabulário controlado"?
É uma lista de termos (ou "descritores") que serve para padronizar a indexação e a consulta de informações em um sistema. Bibliotecas usam "vocabulários controlados", por exemplo, para organizar e identificar livros, obras e gêneros literários.

PARA QUÊ? Ao custo de R$ 176 mil, o Ibict deve selecionar as palavras que vão ser usadas para hierarquizar e organizar os conteúdos arquivados pelo sistema da agência. O prazo da pesquisa vai até mar.2025.

Exemplo de "vocabulário controlado" aplicado à pesquisa em guia publicado pela Universidade de São Paulo (USP). (Reprodução: "Como elaborar Vocabulário Controlado para Aplicação em Arquivos"/USP)
Texto Pedro Nakamura
Edição Alexandre Orrico
Pedro Nakamura

Pedro Nakamura

Repórter do Núcleo. Já escreveu para Estadão, Intercept Brasil, Matinal, Veja Saúde e Zero Hora. Interessado em jornalismo investigativo com foco em ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia.

Todos os artigos
Tags: Jogo Rápido

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Pedro Nakamura

Ver tudo