Pular para o conteúdo

Tem bastante gente usando passkeys em contas Google

+400 milhões de contas Google já adotam as chaves de acesso, ou passkeys, tidas como substitutas das senhas.

Tem bastante gente usando passkeys em contas Google

Você sabia que 2.mai é o Dia Mundial da Senha? É, nem eu. O Google nos lembrou da efeméride para promover as chaves de acesso, ou passkeys.

O QUE HOUVE? Segundo a empresa, +400 milhões de contas Google já usam as chaves de acesso, que já foram usadas +1 bilhão de vezes para autenticar usuários.

CHAVES O QUÊ? Chaves de acesso (passkeys) são um padrão de autenticação que dispensa senhas.

Elas se baseiam em um par de chaves criptográficas e usam a autenticação do dispositivo, como impressão digital ou reconhecimento facial, para liberar o acesso. (Uma senha, ou PIN, pode ser usada de fallback.)

Não existe uma tradução uniforme para “passkeys”. O Google chama de chaves de acesso; a Apple, de chaves-senha.

O QUE MAIS? Em breve, chaves de acesso serão aceitas no Programa de Proteção Avançada, programa do Google que “protege as contas de usuários de alta visibilidade e detentores de informações confidenciais, que têm chances de sofrer ataques on-line direcionados”.

Por fim, o Google anunciou uma expansão da Proteção entre contas, uma tecnologia de segurança que “ajuda a detectar eventos suspeitos para proteger ainda mais sua Conta do Google”.

De acordo com a empresa, 2,4 bilhões de contas em 3,4 milhões de aplicativos e sites contam com essa camada extra de proteção.

A empresa limitou-se a dizer que expandirá as parcerias e o suporte ao programa, sem entrar em detalhes.

Via Google (em inglês).

Rodrigo Ghedin

Rodrigo Ghedin

Comunicólogo e jornalista. Fundador e editor do Manual do Usuário, um blog sobre os impactos da tecnologia no nosso comportamento. Interesso-me por por tudo que nos faz humanos. Freelancer no Núcleo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Rodrigo Ghedin

Ver tudo