Pular para o conteúdo

Microsoft não quer que polícia use IA generativa para reconhecimento facial

Atualização dos termos de serviço do Azure OpenAI Service proíbem que policiais dos EUA usem a plataforma como um todo, mas proibição para reconhecimento facial vale globalmente.

Microsoft não quer que polícia use IA generativa para reconhecimento facial

A Microsoft atualizou suas políticas para proibir autoridades policiais norte-americanas de utilizarem seus serviços de inteligência artificial generativa, incluindo aqueles disponíveis na assinatura corporativa com o Azure OpenAI Service (AOS).

Forças policiais de qualquer lugar do mundo também estão proibidas de utilizar "tecnologia de reconhecimento facial em tempo real".

Reportagens da Bloomberg e do Intercept deste ano revelaram as duas empresas sugeriram seus produtos para serviços de inteligência e militares dos EUA. O DALL-E, por exemplo, foi sugerido pela Microsoft como um software que poderia auxiliar em operações bélicas.

💡
O que é AOS?
O AOS é uma plataforma da Microsoft que oferece acesso aos poderosos modelos de linguagem da OpenAI, explica a empresa neste post. Esses modelos podem ser utilizados para uma variedade de tarefas, incluindo geração de conteúdo, sumarização, compreensão de imagens, busca semântica e tradução de linguagem natural para código.

MUDOU. Uma nova versão dos termos de serviço da plataforma declaram ser proibido usar o AOS:

NA GRINGA. Essa mudança repentina vem uma semana após a revelação de que a fabricante de tecnologia e armamento para exércitos e forças policiais, Axon, anunciou um produto que utilizava o GPT-4 da OpenAI para resumir o conteúdo gravado por câmeras corporais de policiais.

O caso levantou debates sobre alucinações, discriminações e preocupações com dados sensíveis.

Via Techcrunch (em inglês)

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo