Pular para o conteúdo

Projeto de lei quer garantir direitos aos usuários com perfis hackeados

Proposição quer exigir que empresas de tecnologia restabeleçam acesso seguro aos perfis de usuários em 24 horas após invasão.

Projeto de lei quer garantir direitos aos usuários com perfis hackeados

Empresas de redes sociais podem ser obrigadas a agir rapidamente em caso de invasão de perfis, restabelecendo acesso seguro em até 24 horas e notificando autoridades competentes, de acordo com um novo projeto de lei que propõe alterar o Código do Consumidor.

PROPOSIÇÕES. O PL 3457/2024, apresentado pela deputada Antônia Lúcia (Republicanos/AC), propõe:

CONSEQUÊNCIAS. Caso as medidas não sejam cumpridas, o dono de um perfil invadido poderá processar a empresa e ter o direito de solicitar a revisão das políticas de segurança da plataforma de rede social, com vistas à prevenção de novas invasões.

HACKS DO BEM. Na justificativa, a parlamentar citou casos recorrentes de invasões de contas, em especial no Instagram.

Em 2022 e 2023, o Núcleo reportou sobre o fenômeno na rede da Meta, inclusive sobre o surgimento de "hackers do bem" que recuperam contas hackeadas devido à falta de suporte da empresa.

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo