Pular para o conteúdo

Atila Iamarino é criticado por fazer publi de petrolífera

No vídeo, youtuber diz que o petróleo ajuda a 'impulsionar vidas'. 'Isso é de um negacionismo impressionante', diz conselheiro do Greenpeace

Atila Iamarino é criticado por fazer publi de petrolífera

O biólogo e youtuber Atila Iamarino, que ficou conhecido por suas lives durante a pandemia de covid-19, está sendo criticado nas redes por ter feito um publi para a empresa petrolífera Shell.

Estes são os comentários mais populares da propaganda no Instagram:

Reprodução / Instagram

No vídeo publicitário, Atila diz que o petróleo oferece "energia vital" e ajuda a "impulsionar vidas".

"Isso é de um negacionismo impressionante", disse João Paulo Pacífico, conselheiro do Greenpeace Brasil, em um vídeo sobre o assunto. "O petróleo é um dos grandes responsáveis pelas tragédias climáticas que nós estamos vivendo."

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por João Paulo Pacifico (@joao_pacifico)

No Bluesky, o professor e cientista do clima Alexandre Costa publicou um longo fio falando de como é "preciso ter noção da responsabilidade social e de como conflitos de interesses podem, ao fim e ao cabo, comprometer o acesso ao público à devida informação científica".

Preciso me pronunciar sobre @atila.bsky.social e a Shell, após ampla divulgação de publicidades dessa companhia no Instagram em que Átila fala que essa companhia "explora petróleo de forma segura e confiável", fornecendo "energia confiável" e - pasmem - "ajudando a impulsionar vidas".

Prof. Alexandre Costa (@profalexandrecosta.bsky.social) 2024-10-17T08:45:59.183Z

Até agora, Atila não se pronunciou em suas redes sobre as críticas.

Rafael Capanema

Rafael Capanema

Redator e jornalista. Foi repórter de tecnologia da Folha de S.Paulo, redator do BuzzFeed Brasil, blogueiro do UOL, colunista de humor da Folha e redator das redes sociais da Netflix Brasil.

Todos os artigos

Mais em Garimpo

Ver tudo

Mais de Rafael Capanema

Ver tudo