A extrema direita dos EUA está espalhando nas redes uma fake news racista segundo a qual imigrantes haitianos estariam comendo animais de estimação.
Uma das primeiras figuras públicas a divulgar a mentira foi JD Vance, candidato à vice-presidência na chapa republicana, encabeçada por Donald Trump.

No X, Elon Musk publicou uma alusão à fake news. "Salve-os! 😢", escreveu o bilionário na legenda de uma imagem gerada por inteligência artificial que mostra um patinho e um filhote de gato.
O comprador daquela rede fez essa postagem. Em si não diz nada, mas na verdade ele está alimentando a teoria da conspiração de que os haitianos vão migrar para os EUA e comer gatos. Oficialmente a rede do racismo oficializado.
— Matheus Agostin (@matheusagostin.bsky.social) 2024-09-10T18:00:51.910Z
Até aí, tudo péssimo. Mas não parou por aí: Trump mencionou a notícia falsa no primeiro debate contra a candidata democrata, Kamala Harris, na noite desta terça-feira (10.set.2024). Felizmente, o ex-presidente levou uma checada de fatos ao vivo.
Publicado por @folhadespauloVer no Threads
Se faltava motivo para nunca mais voltar ao X...
Sobre a alegação mentirosa, xenofóbica e racista envolvendo imigrantes se alimentando de cães e gatos, vale ressaltar que ela foi amplamente contestada nos EUA. Isso não impediu que Elon Musk usasse sua plataforma no X para amplificar essa fake news 😒
— Jeff Nascimento (@jnascim.info) 2024-09-11T01:47:18.048Z
Depois do debate, a cantora Taylor Swift, que estava sendo criticada por ainda não ter se posicionado sobre as eleições presidenciais, declarou seu apoio a Kamala.