Pular para o conteúdo

Meme da Pixar gera debate sobre IA e racismo algorítmico

Ilustradores estão preocupados com a tendência, e deputada do Psol diz que ferramenta desenhou uma mulher negra segurando uma arma

Meme da Pixar gera debate sobre IA e racismo algorítmico

Muita gente, como a primeira-dama Janja Lula da Silva, entrou no meme do desenho ao estilo da Pixar feito por inteligência artificial.

A maioria das pessoas está usando o criador de imagens do Bing, que é bastante acessível e fácil de usar.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Janja Silva (@janjalula)

As marcas também aderiram à brincadeira, o que gerou discussões sobre o impacto da tendência sobre as pessoas que ganham a vida desenhando.

Parafraseando Martin Niemöller, "primeiro eles vieram buscar os ilustradores..."

Já começaram a pipocar por aí ilustrações feitas por IA no "mundo real".

A deputada estadual Renata Souza (Psol-RJ) disse que, ao pedir um desenho de uma mulher negra numa favela ao estilo Pixar, a ferramenta que usou colocou uma arma na mão da personagem.

A parlamentar recebeu mensagens de solidariedade, mas algumas pessoas desconfiaram do relato e pediram que ela divulgasse o prompt completo.

A pesquisadora Nina da Hora, referência em inteligência artificial e racismo algorítmico, disse que está observando a tendência, mas não comentou nada (por enquanto).

Rafael Capanema

Rafael Capanema

Redator e jornalista. Foi repórter de tecnologia da Folha de S.Paulo, redator do BuzzFeed Brasil, blogueiro do UOL, colunista de humor da Folha e redator das redes sociais da Netflix Brasil.

Todos os artigos

Mais em Garimpo

Ver tudo

Mais de Rafael Capanema

Ver tudo