Pular para o conteúdo

Quadrinista brasileira acusa Netflix de plágio

Mary Cagnin diz que a série "1899", dos mesmos criadores de "Dark", é "simplesmente idêntica" ao seu quadrinho "Black Silence", de 2016. Twitteiros apontam mais de 20 semelhanças, mas youtubers discordam

Quadrinista brasileira acusa Netflix de plágio

A quadrinista brasileira Mary Cagnin viralizou no Twitter neste domingo (20.nov) ao dizer que "1899", nova série alemã da Netflix dos mesmos criadores de "Dark", é "simplesmente idêntica" ao seu quadrinho "Black Silence", lançado em 2016.

No fio, ela aponta oito semelhanças entre as duas obras.

[AVISO: CONTÉM SPOILERS]

Mary supõe que os criadores de "1899" tenham tido contato com seu quadrinho depois da sua participação na feira do livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2017.

"Ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração", escreveu.

Se você quiser ler o quadrinho "Black Silence" e compará-lo com "1899", ele está disponível online.

"Já cansei de chorar", disse Mary, que pediu às pessoas que ajudem a coletar outras similaridades.

O usuário @buckysironheart publicou no Twitter um fio listando 25 semelhanças entre "Black Silence" e "1899". Para ver, clique em "Leia a conversa completa no Twitter".

Já as youtubers Carol Moreira e Cris Siqueira, especialistas em cultura pop, disseram não achar as obras aparecidas — Cris chegou a "garantir que não tem absolutamente nenhuma semelhança" entre as duas histórias.

Depois disso, ambas passaram a ser atacadas no Twitter. Apontaram, por exemplo, que Carol viajou recentemente à Alemanha para conhecer "1899" a convite da empresa.

"Não acredito em coincidências em questão de direitos autorais", afirmou o advogado Miguel Mendes.

A Netflix não se manifestou sobre o assunto até agora. Este post será atualizado caso haja alguma resposta da empresa.

Rafael Capanema

Rafael Capanema

Redator e jornalista. Foi repórter de tecnologia da Folha de S.Paulo, redator do BuzzFeed Brasil, blogueiro do UOL, colunista de humor da Folha e redator das redes sociais da Netflix Brasil.

Todos os artigos

Mais em Garimpo

Ver tudo

Mais de Rafael Capanema

Ver tudo