Pular para o conteúdo

Selos de Musk viram piada e facilitam fraude no Twitter

Enquanto o bilionário busca uma solução para diferenciar quem pagou ou não pelo símbolo de status, "conta falsa verificada" de LeBron James espalha fake news e usuários ridicularizam o design

Selos de Musk viram piada e facilitam fraude no Twitter

Usuários do Twitter foram surpreendidos nesta quarta-feira (9.nov) com um selo de verificação duplo.

Era esquisito. E, claro, virou piada na hora.

(Se você não pegou a referência, é a etiqueta da Jacobs por Marc Jacobs para Marc por Marc Jacobs em colaboração com Marc Jacobs para Marc por Marc Jacobs.)

Reprodução

E, por falar em referência, eis uma que só brasileiros têm.

Tratava-se de uma tentativa de diferenciar quem tinha selo de verificado por ser uma pessoa notável ou por ter assinado o serviço pago Twitter Blue, que passou a dar direito ao símbolo de status depois da gestão Elon Musk.

Mas o bilionário desistiu da ideia no mesmo dia, como você pode ler aqui no Núcleo.

"Eu o matei", escreveu Musk sobre o selo de verificação duplo, que não durou nem um dia.

Agora, se você clica no símbolo de verificação de alguém, pode ver se ele foi comprado. Mas só se clicar! Visualmente, eles continuam iguais.

"Esta conta é verificada porque assina o Twitter Blue." / Reprodução
Reprodução

Depois de mais essa trapalhada, Musk disse que o Twitter vai continuar fazendo "coisas burras" nos próximos meses.

"Por favor observem que o Twitter vai fazer várias coisas burras nos próximos meses. Manteremos o que funciona e mudaremos o que não funciona."

Enquanto isso, malandros aproveitam a brecha para fazer coisas inteligentes, como criar uma conta falsa do jogador de basquete LeBron James com selo de verificação e inventar que ele está mudando de time.

"O tweet de uma conta falsa verificada de LeBron James — dizendo que a estrela dos Lakers estava solicitando uma transferência de time — circulou no Twitter logo depois de Elon Musk lançar os selos azuis pagos."

Mas continua com as suas coisas burras aí, Elon. Sem pressa.

Rafael Capanema

Rafael Capanema

Redator e jornalista. Foi repórter de tecnologia da Folha de S.Paulo, redator do BuzzFeed Brasil, blogueiro do UOL, colunista de humor da Folha e redator das redes sociais da Netflix Brasil.

Todos os artigos

Mais em Garimpo

Ver tudo

Mais de Rafael Capanema

Ver tudo