Pular para o conteúdo

Um geralzão sobre as novas regras do TSE sobre plataformas digitais para eleições de 2024

Novas regras do tribunal para pleito municipal incluem restrição no uso de chatbots, proibição de deepfakes e punição ao uso abusivo de apps de mensagens

Um geralzão sobre as novas regras do TSE sobre plataformas digitais para eleições de 2024
Arte: Rodolfo Almeida

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu em 27.fev.2024 a avaliação de novas regras para as eleições municipais de 2024. Ao todo, 12 resoluções foram aprovadas pelos ministros.

Oito normas alteradas e uma nova criada, enquanto três outras foram formuladas especificamente para serem aplicadas só nesta eleição. Somente duas afetam diretamente plataformas digitais e inteligência artificial, mas geram impactos significativos às estratégias de campanhas. Entre os assuntos regulados estão:


É importante porque...

TSE regula pela primeira vez o uso da inteligência artificial nas eleições

Corte irá punir candidatos que usem redes sociais como WhatsApp e Telegram de forma considerada abusiva

Candidatos poderão usar chatbots desde que eles não simulem a interação com uma pessoa real


Os principais ajustes estão na resolução que rege a propaganda eleitoral, em que pela primeira vez foram estabelecidas normas para uso de IA em um pleito no país. Eles incluem:

Normas para plataformas e influenciadores

Fora as novidades relativas ao uso de IA, a propaganda eleitoral também deve seguir novas regras relativas às campanhas feitas na internet e também impôs deveres às plataformas digitais.

🏢 PARA AS PLATAFORMAS. O TSE reforçou às plataformas digitais a obrigação de:

👫 PARA CANDIDATOS E INFLUENCERS. Além disso, a corte também criou regras para conteúdos não necessariamente patrocinados:

👮 ILÍCITOS ELEITORAIS. Além da resolução de propaganda, o TSE também estabeleceu "ilícitos" sob quais candidatos, coligações e partidos estão sujeitos a sanções. No caso daqueles que envolvem plataformas digitais:

Mais transparência e combate a fraudes

Já as novas regras sem ligação direta com plataformas digitais, internet ou inteligência artificial envolvem:

Um resumo de todas as novas regras pode ser lido em uma apresentação de slides da ministra Carmen Lúcia. O TSE disse que irá publicar a íntegra das resoluções nesta página assim que elas saírem no Diário Oficial da União (DOU).

Reportagem Pedro Nakamura
Arte Rodolfo Almeida
Edição Sérgio Spagnuolo
Pedro Nakamura

Pedro Nakamura

Repórter do Núcleo. Já escreveu para Estadão, Intercept Brasil, Matinal, Veja Saúde e Zero Hora. Interessado em jornalismo investigativo com foco em ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia.

Todos os artigos

Mais em Geralzão

Ver tudo

Mais de Pedro Nakamura

Ver tudo