Pular para o conteúdo

Investigações do Núcleo são citadas em relatório do MEC sobre ataque às escolas

Ministério da Educação elaborou um documento com análise e recomendações para a ação governamental em relação aos ataques escolares

Investigações do Núcleo são citadas em relatório do MEC sobre ataque às escolas

Investigações conduzidas pelo Núcleo sobre comunidades brasileiras que glorificam atiradores escolares, supremacistas brancos e assassinos nas redes sociais foram citadas em um novo relatório do Ministério da Educação (MEC) sobre ataques em escolas no país.

O documento, intitulado "ATAQUES ÀS ESCOLAS NO BRASIL: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental", menciona reportagens sobre usuários que incentivam e glorificam massacres escolares sem a devida moderação das plataformas no TikTok e X (anteriormente conhecido como Twitter).

Além disso, a análise do MEC menciona informação compartilhada pelo Núcleo sobre o movimento da plataforma Discord em colaborar com a justiça ao constituir uma representação legal no Brasil.

Dados presentes em um relatório externo sobre o monitoramento desses grupos extremistas elaborado pela repórter Sofia Schurig, do Núcleo, a pedido do grupo de trabalho do governo de transição de Lula em abril de 2023, também foram mencionados.

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Institucional

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo