Pular para o conteúdo

Neural.love remove imagens de crianças grávidas geradas por IA após reportagem do Núcleo

Denis Shiryaev, CEO da plataforma, entrou em contato com o Núcleo após reportagem sobre conteúdo que feria o Estatuto da Criança e do Adolescente

Neural.love remove imagens de crianças grávidas geradas por IA após reportagem do Núcleo

O gerador de imagens neural.love removeu imagens de inteligência artificial que retratavam crianças grávidas após reportagem do Núcleo.

O CEO da plataforma, Denis Shiryaev, entrou em contato com a repórter Sofia Schurig pelo X/Twitter para avisar que as imagens mencionadas na matéria haviam sido removidas.

“Levamos a questão da CSAM muito a sério. Hoje, iniciaremos a pesquisa na base de dados sobre os assuntos identificados. Além disso, todas as imagens mencionadas no artigo foram removidas e todos os autores que geraram essas imagens serão bloqueados ainda hoje.”

As imagens mostradas na reportagem de fato foram removidas, embora o Núcleo tenha conseguido encontrar outras semelhantes fazendo a mesma pesquisa no Google.

Imagens de crianças grávidas geradas por IA são destacadas no Google
Plataforma neural.love usa modelo do Stable Diffusion para criar imagens de crianças grávidas, o que pode ferir o ECA aqui no Brasil, segundo especialistas
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Institucional

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo