Pular para o conteúdo

Após investigação do Núcleo, Anvisa apura marketing da marca de vapes e bebidas Ignite

Gusttavo Lima convidou influencers e promoveu festa para lançar bebida de marca de cigarros eletrônicos

Após investigação do Núcleo, Anvisa apura marketing da marca de vapes e bebidas Ignite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá investigar o lançamento de uma bebida da marca de vapes Ignite, que foi promovida por mais de 45 influenciadores no Instagram e em uma festa do sertanejo Gusttavo Lima em 31.ago, conforme investigação do Núcleo.

Ignite usa influencers para lançar vodka e empurrar vape
Gusttavo Lima, Léo Dias, Kevin O Chris e outros 45 influenciadores divulgaram bebidas de uma das principais marcas de vapes contrabandeados para o país, o que é marketing indireto de cigarros eletrônicos

Por meio de uma denúncia formal à agência enviada pela reportagem por meio da plataforma Fala.br, o órgão informou em 3.set que abriu um Processo Administrativo Sanitário (PAS) para apurar o caso e disse que não teve tempo hábil para atuar antes da festa de lançamento realizada pelo cantor.

A agência confirmou por meio de sua assessoria de imprensa que abriu a apuração após a nossa denúncia. "A reportagem [do Núcleo] e notícias que saem na imprensa são motivadores para ações da Anvisa, também complementadas pelo relato feito via Fala.br", disse.

Jornais como a Folha de São Paulo, o Metrópoles e a IstoÉ também repercutiram o caso depois da investigação do Núcleo.

Após nosso contato, o app de delivery iFood – por meio do qual a bebida seria vendida – também suspendeu o comércio de destilados da marca devido à sua incompatibilidade com as normas sanitárias do país.

Edição Sérgio Spagnuolo
Pedro Nakamura

Pedro Nakamura

Repórter do Núcleo. Já escreveu para Estadão, Intercept Brasil, Matinal, Veja Saúde e Zero Hora. Interessado em jornalismo investigativo com foco em ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia.

Todos os artigos

Mais em Institucional

Ver tudo

Mais de Pedro Nakamura

Ver tudo