Pular para o conteúdo

Redes anunciam coalizão para combater abuso sexual infantil on-line

Empresas como Discord, Google, Meta e Twitch fazem parte da "Coalizão Lanterna", que prevê o compartilhamento de dados entre as plataformas. Twitter/X está fora

Redes anunciam coalizão para combater abuso sexual infantil on-line


Discord, Google, Meta, Twitch e outras plataformas irão compartilhar entre si informações sobre contas e conteúdos que explorem sexualmente crianças e adolescentes. A iniciativa foi batizada de "Coalizão Lanterna".

COMO FUNCIONA? Ao identificarem links, palavras-chave, perfis e comportamentos suspeitos ou que violem suas políticas de proteção infantil, as empresas irão alimentar uma base central de dados.

Com isso, outras plataformas poderão usar o material para conduzir suas próprias investigações internas e facilitar a remoção desses conteúdos, além de sua denúncia às autoridades.

QUEM FAZ PARTE? A iniciativa é liderada pela organização Tech Coalition, que reúne empresas de tecnologia no combate à exploração sexual infantil na internet.

A infraestrutura usada pelo projeto está sendo fornecida e gerenciada pela Meta. Também integram a coalizão Discord, Google, Mega, Quora, Roblox, Snap e Twitch.

FALTA ALGUÉM... Plataforma líder em denúncias na SaferNet por conteúdos de exploração sexual infantil, o X, antigo Twitter, não integra a iniciativa.

Via Meta (em português) e The Verge (em inglês)

Pedro Nakamura

Pedro Nakamura

Repórter do Núcleo. Já escreveu para Estadão, Intercept Brasil, Matinal, Veja Saúde e Zero Hora. Interessado em jornalismo investigativo com foco em ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia.

Todos os artigos

Mais em Meta

Ver tudo

Mais de Pedro Nakamura

Ver tudo