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SOBRE O PROJETO

O Observatório de Impulsionamento Eleitoral é uma aplicação criada pelo Núcleo para monitorar gastos de campanhas eleitorais com impulsionamento de conteúdo de redes sociais a partir de dados do TSE.

METODOLOGIA

Os dados oficiais são fornecidos pelo TSE neste link.

Utilizamos como filtro principal a coluna DS_ORIGEM_DESPESA e a rubrica de gastos Despesa com Impulsionamento de Conteúdos, e também utilizamos o código sequencial de despesa SQ_DESPESA para remover duplicatas.

O Núcleo apenas faz filtros e agregações para facilitar a visualização, não acrescentamos nem removemos informações. Os dados são atualizados constantemente.

As redes selecionadas são as maiores no Brasil (Facebook/Instagram, Google/YouTube, Kwai e TikTok). Os dados não incluem o X (antigo Twitter).

Os filtros por redes sociais consideram somente despesas que descrevem as redes sociais na descrição, e às vezes as descrições possuem mais de uma rede social. Além disso, muitas vezes redes sociais são escritas com grafias diferentes ou possuem apenas o nome da empresa, e não da plataforma (ex. Meta).

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CRÉDITOS

Desenvolvimento Sérgio Spagnuolo
Arte Rodolfo Almeida

DADOS ABERTOS

O código da aplicação pode ser encontrado neste link.